quinta-feira, 30 de junho de 2011

Atividade física e perda de peso

Olá meninas!
Atividade física é sempre um grande dilema num processo de emagrecimento.
Embora saibamos necessária, sempre arranjamos um bom motivo para não fazer.
Agora é o frio que, cá entre nós, é um grande bom motivo!
É um pouco dificil deixar o aconchego de nossa casinha para heroicamente caminhar, ir à academia ou qualquer outro exercício. O pedido geral é um Queeeeeeeeeero cama inaudível, mas bem sentido.
Tenho usado de muita força de vontade nesse ponto. Apesar, é claro, que o frio aqui no Nordeste, não seja tão frio, mas que, mesmo assim, chega a modificar nossa rotina climática.
Por isso, uma boa opção é ter uma bicicleta ergométrica ou uma esteira em casa. Quando não dá pra fazer fora, temos a saída de fazer em casa mesmo.
Apesar que, experiência própria, não se compara ao movimento gostoso da academia, com contato humano ou a uma caminhada ao ar livre, vendo o mundo, a vida.
Tava lendo sobre a contribuição significativa do exercício aeróbico para a perda de peso.
 Segue a dica sobre a forma de execução dos exercícios:

"...Quando fazemos exercícios localizados ou musculação, estamos utilizando um trabalho muscular sem utilização de oxigênio, e são chamados de anaeróbicos. Já os exercícios como corridas, caminhadas, danças, natação entre outras, exigem oxigênio e são denominados aeróbicos.
Para um bom aproveitamento na perda de peso, devem ser executados exercícios anaeróbicos antes dos aeróbicos, pois utilizam os carboidratos ingeridos antes da atividade física durante a primeira etapa. Ao iniciar os aeróbicos, o corpo já não terá muitos carboidratos de reserva e irá queimar gorduras.
Após aproximadamente vinte minutos de exercícios aeróbicos, a gordura passa a fornecer a energia para realização dos exercícios. Por volta dos trinta minutos, a contribuição dos carboidratos e das gorduras é semelhante.Daí para frente, as gorduras passam a ser progressivamente as maiores fornecedoras. Esses limites de tempo são particularmente importantes quando a atividade aeróbica é feita como coadjuvante no processo de emagrecimento, o qual exige mais de trinta minutos para que de fato possa ocorrer e um mínimo de 150 minutos por semana."

3 comentários:

  1. Então, Mari...
    Para mim (ainda?)é impossível desvincular a comida das emoções...
    O grande desafio é a moderação;não permitir que a emoção fale sempre mais alto (só "de vez em quando"... Rsrsrs)
    Mas, depois do retorno à infância - delicioso-, só mesmo "correndo" atrás do prejuízo, literalmente...
    E o minidesafio da Lu veio bem a propósito!
    Vamos nessa!
    Beijo, e obrigada por seu carinho.

    ResponderExcluir
  2. Mariiii,

    nossa não estava conseguindo colocar comentário no seu blog. Muito estranho!

    Bom, eu acho que a gente arruma desculpa de tudo o que é jeito. Eu tenho bike ergométrica e esteira. E ainda tenho jump e pesinhos. Mesmo assim nunca me animei. Qquer dizer, a gente se anima na primeira semana, mas depois nem aí!!!

    Acho que é importante pensar no que de benefícios realmente tais atividades nos darão com o tempo. Isso é que é importante mesmo. Daí vem a motivação.

    Um beijo grande e ótimo fim de semana pra ti

    ResponderExcluir
  3. Ai meu Deus, quer dizer que tem uma "fase melancólica da dieta"??? Vc não senti gosto, sabor... nada??? Maaaari, quero saber mais sobre isso!!! rs

    ResponderExcluir

Querido visitante,muito obrigada por visitar meu blog!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...