quarta-feira, 22 de junho de 2011

DIETA ESTACIONOU...o que fazer???


Oi pessoal! Sabe aquela hora que vc faz o que pode para emagrecer e a balança não sai do lugar?
Pois é, a maioria de nós pode passar por isso.
Tem semanas que a gente faz tudo direitinho e no dia de pesagem: quase nada ou nada.
Daí a gente se pergunta o porquê.
Existem três hipóteses mais prováveis:

 1- A DIETA ESTÁ RÍGIDA DEMAIS- Quando cortamos de forma drástica as calorias, principalmente carboidratos, o primeiro resultado é emagrecimento rápido. “Porém, depois de alguns meses, o organismo se ressente e passa a economizar energia, temendo passar fome. O que torna a perda de peso bem mais lenta e difícil”, explica a nutricionista Tânia Rodrigues, da RGNutri Consultoria Nutricional, em São Paulo. A solução é optar por uma dieta equilibrada, que proporcione emagrecimento gradual.

2- O CORPO SE ACOSTUMOU- “Esse processo ocorre geralmente depois de emagrecer pelo menos 10% do seu peso”, diz o endocrinologista Amélio Godoy Matos, do Rio de Janeiro (RJ). Após uma dieta hipocalórica, o organismo pode se adaptar, ficando satisfeito com menos energia. Ou seja, o emagrecimento estaciona. A melhor saída é aumentar o ritmo e o tempo dos exercícios aeróbicos para compensar a menor queima calórica.

3- VOCÊ RELAXOU...-Emagrecer costuma dar aquele incentivo para continuar firme na dieta. Só que, às vezes, o efeito pode ser contrário. “Depois de perder alguns quilos com facilidade, vem a sensação de que se é capaz de enxugar as medidas a qualquer momento. Isso faz com que sejamos mais permissivos com o cardápio”, diz Matos. Resultado: os deslizes, que antes eram exceção, viram rotina. Se esse é o seu caso, retome a disciplina inicial: corte as frituras, evite comidas muito gordurosas e não exagere nos doces em geral.

Então, examine essas alternativas e conclua qual deles é o seu caso.
Além disso, existem algumas dicas para acelerar o resultado que conhecemos tão bem para dar uma turbinada no nosso metabolismo, mas vale a pena lembrar mais uma vez:

OPERAÇÃO DETONA GORDURA
1. TEMPEROS PICANTES

É científico. Estudos britânicos e japoneses comprovaram que o consumo de pimenta aumenta em até 25% o ritmo do metabolismo. Isso se dá porque a capsaicina, a substância ardida da pimenta, eleva a temperatura corporal e, para manter o organismo nos 36 graus, queimamos mais calorias do que o habitual. Uma segunda pesquisa, da Universidade de Laval, no Canadá, apontou que a capsaicina também tem efeito estimulante e reduz o apetite. Mas vá com calma: algumas gotinhas de molho de pimenta em cada refeição são mais que suficientes. Abusos podem desencadear gastrite em pessoas com predisposição.
Outro tempero aliado do emagrecimento é o gengibre. Essa raiz eleva a temperatura corporal graças à ação da substância zingiberina e provoca hiperatividade celular, estimulando maior queima energética. Segundo um estudo australiano, o gengibre pode elevar em até 20% o gasto calórico. Você pode usá-lo ralado, no preparo de carne, frango ou peixe, em refogados de legumes ou em conserva.

2. FARELO DE AVEIA

Muita gente já sabe que a aveia, além de promover uma verdadeira limpeza no organismo, varrendo o colesterol e as impurezas, ajuda a saciar a fome graças às suas fibras. A novidade boa é que o farelo (vendido em supermercados) também atua dessa maneira, com vantagens. Seu teor de fibra é superior ao da aveia e, por isso mesmo, engana melhor a fome. Outro benefício: o organismo não consegue assimilar todas as fibras (parte delas é eliminada pelas fezes), logo, a cada colher de sopa de farelo, que vale 30 calorias, só 5 são absorvidas. Como incluí-lo no cardápio? Adicione-o no suco de frutas, na vitamina, no iogurte, na sopa de legumes ou, ainda, prepare carnes magras empanadas no farelo e suco de limão.

3. ABACAXI COM HORTELÃ

Esse suco é ótimo para quem vive de olho na balança. A fruta possui uma enzima chamada bromelina, que facilita a digestão, principalmente das gorduras. Já a hortelã age de modo similar à pimenta — a folha altera a tempe-ratura corporal (nesse caso, esfria em vez de esquentar), o que faz o organismo queimar mais calorias para voltar aos 36 graus. Para cada copo de suco, use duas fatias de abacaxi e duas colheres de sobremesa de hortelã picada. O chá de hortelã gelado tem efeito semelhante.
4. SHAKE


Os shakes, que ficaram famosos por prometer enxugar as medidas, podem ajudá-la a vencer a ba-lança. Os médicos continuam desaconselhando o seu uso no lugar do almoço ou do jantar por não ser um alimento completo e ba-lanceado. Porém, uma boa tática que não compromete a saúde é usá-lo temporariamente como lanche da tarde. É um jeito de despistar a fome e se satisfazer com um jantar mais leve, já que os excessos noturnos derrubam qualquer dieta. Os shakes têm, em média, de 130 a 230 calorias por porção batida com leite desnatado ou água e ajudam a segurar o apetite por conter fibras. Durante 15 dias, intercale o uso do shake dia sim, dia não. Mas não prolongue seu uso porque ele é apenas um paliativo na reeducação alimentar.

E então, mãos à obra e boa dieta!
Gifs de Beijo

Um comentário:

  1. Oi, Mari!
    Acabei de achar seu blog no Blogosfera Light, adorei aqui. Muito legais essas dicas, vou tentar acrescentar algumas dessas comidas no meu cardápio. (:
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Querido visitante,muito obrigada por visitar meu blog!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...